Os exames de imagem têm sido cada vez mais utilizados, pois permitem ao médico ter uma melhor visualização dos órgãos, o que facilita na hora de dar o diagnóstico de alguma doença. E, para isso, o uso do contraste nos exames de imagem é ainda mais benéfico, pois ajuda a distinguir os tecidos de cada órgão.

Esses exames são chamados de contrastados, e têm o objetivo de ajudar o médico a identificar de maneira mais clara possíveis tumores, lesões e/ou outras anomalias nos órgãos. O uso do contraste nos exames de imagem é feito por meio de substâncias químicas que tornam mais nítida a visualização das lesões nos órgãos.

As substâncias utilizadas para o contraste nos exames de imagem podem ser divididas em três: o bário, iodo e gadolínio. Cada uma age de uma maneira diferente no organismo e possui um exame de imagem específico em que é utilizada.

Bário: este é dado para o paciente ingerir via oral e é utilizado pelos exames de raio-x e tomografia, com o objetivo de analisar os órgãos do sistema digestivo como esôfago, intestino e estômago.

Iodo: essa substância pode ser aplicada no paciente via oral, com o objetivo de verificar o sistema digestivo, como também via venosa, ou seja, na veia, para avaliação de variadas lesões, inflamatórias, infecciosas e/ou tumorais.Também é utilizado pelo raio-x e pela tomografia.

Gadolínio: o gadolínio é utilizado apenas pela ressonância magnética e só pode ser injetado na veia do paciente para avaliação de variadas lesões, inflamatórias, infecciosas e/ou tumorais. Além dos exames já citados, ainda há outros que fazem o uso do contraste, são eles:

• Angiografia;
  • Urografia;
  • Cintilografia;
  • Estudo radiológico do trato gastrointestinal.

Existem riscos para o uso de contraste nos exames de imagem?

Apesar de ser uma técnica que pode ajudar o médico durante o procedimento, o uso do contraste nos exames de imagem pode oferecer alguns riscos, caso você tenha alguma contraindicação. Isso porque trata-se de substâncias químicas que podem reagir de maneira diferente no organismo de cada pessoa.

Dito isso, quais são os riscos?

A depender da base utilizada pelo contraste, é possível que o paciente tenha alguma reação alérgica aguda, por isso, pessoas que possuem alergias, seja qual for, devem informar isso ao médico no ato da prescrição do exame.

Além disso, o uso do contraste nos exames de imagem pode causar reações adversas como, por exemplo, vermelhidão na pele, vômitos, diarréias, dor de cabeça e insuficiência renal. No caso deste último, pacientes que são diabéticos e usam alguns tipos de medicamentos específicos estão mais propensos a este tipo de reação adversa, devendo, portanto, sempre informar corretamente quais medicações estão em uso.

Vale lembrar que, cada cenário é diferente do outro. Por isso, sempre converse com seu médico quando ele for prescrever o uso do contraste nos exames de imagem. Assim, é possível que vocês dois, juntos, cheguem a uma melhor decisão quanto a isso.

Exames de imagem em Goiás

A Maximagem Diagnóstico por Imagem atua há 8 anos atendendo a população de Valparaíso de Goiás com exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital, densitometria óssea e raios-X digitais. Sua missão consiste em atuar de maneira ética, humanizada e resolutiva na prestação de serviços médicos de alta complexidade. Consulte um médico especializado e agende seu exame de imagem.