O exame de densitometria óssea é feito com o objetivo de rastrear e diagnosticar doenças como a osteoporose, problema caracterizado pela perda de massa óssea e pelo desgaste dos ossos. Essa é uma doença muito comum, principalmente em idosos, por isso o rastreio por meio da densitometria óssea deve ser feito regularmente.

A perda de massa óssea, que é um dos fatores para o surgimento da osteoporose, acontece naturalmente ao longo dos anos. Essa queda torna-se maior após os 35 anos, mas, em mulheres que estão no período pós-menopausa, a perda é ainda mais acelerada do que em homens.

Dessa forma, mulheres entre os 60-65 anos são mais propensas a desenvolver a osteoporose, isso porque após esse período, acontece a redução do hormônio chamado estrogênio, responsável por manter a qualidade dos ossos. Assim, o exame densitometria óssea deve começar a fazer parte dos exames de rotina da mulher.

Além de rastrear a osteoporose, a densitometria óssea pode identificar a chamada osteopenia, o estágio antes da doença, o que permite ao médico e ao paciente tomar medidas preventivas contra o problema. Uma vez que a osteoporose não tem cura, é preciso que a mulher, mesmo após o diagnóstico, continue fazendo o acompanhamento da doença por meio da densitometria óssea, para verificar o avanço do problema.

Quando devo começar a fazer o exame?

De maneira geral, a partir dos 65 anos as mulheres já podem incluir em sua lista de exames de rotina, a densitometria óssea, mas existem outros fatores de risco que podem adiantar a busca pelo procedimento. Entre eles, estão:

• Histórico familiar da doença;
  • Problemas na tireoide;
  • Problemas hormonais;
  • Doença reumática;
  • Uso frequente de corticoides;
  • Baixa densidade óssea.

Além desses fatores, é importante estar atenta aos outros agentes causadores da osteoporose como deficiência de cálcio e vitamina D, sedentarismo, tabagismo e excesso de consumo de álcool.

Por isso, caso você possua algum desses fatores de risco ou esteja no período pós-menopausa, inclua a densitometria óssea em seus exames de rotina. Esse exame pode te ajudar a rastrear precocemente a osteoporose e acompanhar a evolução da doença mediante o tratamento.

Aqui na Maximagem, nós adquirimos um novo aparelho de densitometria óssea, pronto para atendê-las com a melhor qualidade e garantir seu bem-estar e sua saúde!

Exames de imagem em Goiás

A Maximagem Diagnóstico por Imagem atua há 8 anos atendendo a população de Valparaíso de Goiás com exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital, densitometria óssea e raios-X digitais. Sua missão consiste em atuar de maneira ética, humanizada e resolutiva na prestação de serviços médicos de alta complexidade. Consulte um médico especializado e agende seu exame de imagem.